quarta-feira, 11 de junho de 2008

CONFIANÇA

Não é nada fácil adquirir confiança.
Ela é muito sensível.


Em vários sentidos digo isso.

Confiança em quem acabamos de conhecer, naquele ‘colega’ novo do trabalho, naquele novo chefe da sessão/setor, ou mesmo naquela nova pessoa que chegou ao ciclo de amizades da nossa turma trazida por um (a) integrante do ciclo, e creio que por aí vão os exemplos.

Em meus 33 anos de vida, tenho tido (como qualquer pessoa saudável que tenha e mantenha relações interpessoais) alegrias e decepções quando penso na minha parcela de confiança que adquiri ou que tenha repartido com algumas pessoas.


Alegrias: naqueles (as) que na última hora chegaram e “pimpa”(!) acabam por mostrar o porquê eles (as) possuem o título de possuir uma parcela da minha confiança.


Tristezas: o inverso da alegria... é óbvio!

Mas como dizem: “a vida é assim, na tem ninguém que preste...”


Eu não creio "nem um tiquinho" assim nessa afirmação.
Existem várias pessoas que “prestam”!
Pessoas amigas, que sabem ouvir, que nos dão colo, carinho, afagos nas horas que mais precisamos e que tornam a nossa existência mais feliz.

Ok, sei que existem aquelas pessoas que a palavra promessa não possui sentindo algum para ela. Irei orar para algumas que acabo por incluir no item “tristezas”.

Existe alguém que transcende esses meus comentários humanos se pensarmos no campo espiritual de nossas vidas. E em meu devocional de hoje o profeta Jeremias (cap.32) alicerçou mais ainda o meu entendimento acerca da ‘confiança’, ‘promessas’ e das ‘alegrias’ e ‘tristezas’ envolvidas neste processo todo.

Deus é aquele que nos chama, nos promete mudanças e incrivelmente as realiza em nossas vidas e em todas as áreas que atuamos (se assim for da Sua vontade).

O engraçado é que para alguns de nós que recebemos essas promessas de mudança, por um determinado tempo ficamos fiéis na espera. Mas se essa espera se torna longa, acabamos por ser displicentes e a nossa confiança vai diminuindo, pouco a pouca vai sumindo até chegar à incredulidade.

Deus tem uma promessa para cada um de nós.

Acredite. Mesmo para aquela pessoa que nem pensa ou mesmo dirigi-se a Ele no seu dia-a-dia.

Saibamos que se temos promessas ditas por Ele, promessas essas que achamos (putz...) impossíveis de acontecerem, creio ser melhor orarmos mais e buscarmos mais e mais a face Dele.

Ele é o Deus do impossível e a Ele devemos depositar total confiança de nossas vidas.

Busquemos entender que Ele age em nossas vidas, independentemente de querermos ou não.


Se pararmos e analisarmos alguns fatos em nossa existência, perceberemos o tanto que ele já operou e nem demos por conta.

Quanto a confiança ficar “capenga”, vamos orar.
Mas vamos orar com sinceridade e dizermos a Ele que estamos com dúvidas e que anseiamos por esclarecimentos.
Sabemos que mesmo antes de abrirmos a nossa boca para orar, ele já sabe o que iremos dizer e as dúvidas que levam a nossa confiança a ficar “capenga” vão sendo anuladas, enchemo-nos de uma “tiquinho” da Sua sabedoria e a tranqüilidade vai surgindo em nosso espírito.
Oh sensação maravilhosa!
Quem já sentiu, sabe do que estamos a falar.
Delicia!

E, ainda através das nossas orações o Espírito Santo, aos poucos, nos revela a necessidade de alinharmos os nossos propósitos aos Dele, buscando unidade em nossos corações com as ações que fazemos no dia-a-dia para amarmos a Ele acima de todas as coisas e ao nosso próximo.

Confiança depositada nEle é retorno imediato de investimento na nossa vida espiritual.
_____________________________________
Eis que sou o Senhor, o Deus de todos os viventes.
Haveria alguma coisa por demais maravilhosa para mim?”
Jeremias 32.7

Nenhum comentário: